Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis na rede municipal de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde  de Ijuí disponibiliza a toda a população testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes são feitos, gratuitamente, nas unidades de saúde do e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

O teste rápido é um exame que utiliza apenas uma picada de agulha no paciente e permite a detecção do vírus do HIV, sífilis, hepatites dos tipos B e C. O método possibilita ao paciente, em menos de meia hora, ter acesso aos resultados e receber o encaminhamento necessário de acordo com sua situação.

Segundo a coordenadora do (SAE), enfermeira Ana Letícia Michel de Oliveira, o resultado do teste tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais. Porém, assim como ocorre com os testes laboratoriais, exames complementares são necessários no caso da confirmação de alguma das doenças.

A coordenadora explica  ainda que o diagnóstico e o tratamento dessas doenças são essenciais para a prevenção de novos casos, além de que  “o teste rápido possibilita o diagnóstico precoce, e consequentemente redução da transmissão de DST´s, além de melhorar a qualidade de vida dos portadores”. O teste rápido de HIV e sífilis é indicado também para o diagnóstico durante o período pré-natal.

A coordenadora ressalta que quem tiver interesse em realizar o teste deve procurar as unidades de saúde do seu bairro ou agendar no SAE, pelo telefone 3331-8891. O SAE de Ijuí está localizado na Rua Álvaro Chaves, 1015. O atendimento ocorre das 7h30 às 11h e 13h30 às 16h.