Títulos de Cidadão Ijuiense são entregues em sessão solene na ExpoIjuí

O Poder Legislativo realizou na noite dessa quarta-feira,16, no auditório da Casa do Produtor,localizada no Parque de Exposições Wanderçey Burmann, sessão solene.

O Poder Legislativo realizou na noite dessa quarta-feira,16, no auditório da Casa do Produtor, localizada no Parque de Exposições Wanderley Burmann, sessão solene. O ato  teve por objetivo homenagear com a outorga de Título de Cidadão Ijuiense, pessoas ilustres do Município.  Na solenidade,  foram homenageados pelo Poder Legislativo a pastora Ana Isa dos Reis, Valdori Giaretta  e Vilmar José Mior. Maria Luiza Pólo Gaspary, Heinz Borislaw Hagemann e Osvino Nonnenmacher foram homenageados pelo Executivo Municipal. Durante a oportunidade, os vereadores Aldair Cossetin, Darci Pretto e Rosana Tenroller  que realizaram as indicações, discursaram sobre a importância das pessoas homenageadas na construção  do município.

O prefeito Fioravante Ballin  destacou que  “esse momento não é especial somente para os homenageados mas para toda a  comunidade ijuiense  que está sendo representada por pessoas que exerceram e exercem um papel fundamental para Ijuí”. Conforme Ballin, o município por meio do trabalho  integrado das instituições avança cada vez mais, principalmente no desenvolvimento humano e  na qualidade vida.

Estiveram presentes no ato, o deputado Gerson Burmann,  a primeira-dama, Gessy Ballin, o vice-prefeito, Bira Teixeira, secretários Municipais, vereadores, além dos familiares dos homenageados.

Os homenageados:

Pastora Ana Isa dos Reis: Natural de Timbó, Santa Catarina. Possui sete formações acadêmicas, sendo a última o  mestrado em teologia na área da liturgia.  Foi ordenada pastora na Comunidade Evangélica de Ijuí em 2006, no qual permanece até o momento.

Maria Luiza Pólo Gaspary: Natural de Ibirubá. Formada em direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é titular da 2ª Vara  Civil de Ijuí.  Também acumula a função de Juíza Eleitoral  23 ª Zona Eleitoral.  Reside no município desde 2007.

Heinz Borislaw Hagemann: Natural de Santa Rosa. Trabalhava em  1971 com estatuetas de gesso . Em 1980 organizou na escola fazenda uma exposição de empresas agrícolas e automotivas devido o sucesso desta ação organizou juntamente com Adair Casarin a primeira ExpoIjuí.

Osvino Nonnenmacher:  Natural de Augusto Pestana. Em 1969 comprou uma loja de artigos dentários no qual nomeou  de Dental Ijuí.  No ano de 1974 ajudou a fundar o CTG Laureano de Medeiros. Posteriormente adiquiriu um sítio que se transformou no parque Valle Verde.

Valdori Giaretta:  Natural de Tucunduva. Veio  com seis pais para Ijuí na busca de melhores condições de vida.  Foi representante da Supergás  brás para Ijuí e região. Mais tarde criou a empresa Giaretta Sonorizações.  Há 12 anos criou com seu filho a empresa Emblema e há 5 anos fundou com demais colaboradores a rádio Mundial FM. No ano de 2010 fundou a empresa Sistema Unificado de Assistência Técnica (Suat).

Vilmar José Mior: Natural de Iraí. Iniciou a carreira militar em 1989.  Atualmente ocupa o posto de 1° tenente QTPM.  Mior  é comandante da 1ª seção de combate á incêndio de Ijuí. Formado em Gestão Pública pela Unijuí.