Trabalho de prevenção da dengue segue em Ijuí

Dando continuidade ao trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde segue com as atividades de vistoria e fiscalização nos bairros do Município.

O coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rinaldo Pezzeta lembra que o trabalho de limpeza e manutenção de pátios deve continuar, apesar de a temperatura ter diminuído o mosquito da dengue segue seu ciclo de proliferação.

Pezzeta ressalta que quando ocorrem as notificações de suspeita de dengue é feito o trabalho de bloqueio nas áreas de moradia dos pacientes, sendo que uma das medidas imediatas é a aplicação do inseticida. “O que tem funcionado em Ijuí já que não há surto da doença como nas cidades vizinhas”, acrescenta.

De acordo com último índice de infestação predial, Ijuí registra um índice de 2,40%, sendo que os valores devem ser abaixo de 1%.

Apesar destas ações, a Secretaria Municipal da Saúde continua trabalhando em regime de força-tarefa para evitar a dengue. Porém, é preciso que cada cidadão faça sua parte, mantendo sua residência e local de trabalho sem criadouros do mosquito.

Pra não esquecer- Em 2010, Ijuí teve uma epidemia da doença, na ocasião foram diagnosticados mais de 3 mil casos de dengue tipo 2, além da doença assintomática. Embora as vítimas tenham desenvolvido imunidade à doença, existe a possibilidade de contágio pelos tipos 1,2 ou 4, caso mais severos que evoluem para a dengue hemorrágica e que podem levar o paciente a oito.

Portanto a identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamental para o controle das epidemias e combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.