Transforme seu Imposto de Renda em benefício social para crianças e adolescentes

Destinação de até 6% do imposto devido pode ser feita até 30 de dezembro, na época da declaração esse índice reduz pela metade

Mais um final de ano se aproxima e com ele, o contribuinte pode transformar até 6% do imposto de renda devido (Pessoa Física) em benefícios para crianças e adolescentes. O depósito pode ser feito na conta na conta do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fundocad) 04.222462.0-7 da Agência 0220  do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) de Ijuí, até o dia 30 de dezembro – na véspera de ano novo as instituições financeiras fecham para balanço. Mas atenção é preciso identificar o nome do doador. “Além desse cuidado, com o recibo de depósito em mãos, o contribuinte deve solicitar o recibo oficial na Secretaria da Fazenda do município de Ijuí”, observa a contadora Vera Kapp.

E, esses pequenos cuidados, não devem servir como empecilhos para a sua doação. A contadora informa que o  número da Secretaria 55 3331-8207 está à disposição do contribuinte doador para facilitar toda essa tramitação necessária. “É só entrar em contato conosco que iremos buscar o comprovante do depósito para providenciarmos o recibo oficial”, pontua.

Outra oportunidade para contribuir com o Fundocad, segundo Vera, é no período de fazer a declaração de ajustes, nos meses de março e abril de cada ano, pagando uma DARF até o último dia útil do mês de abril. “Mas nesse período, o limite da destinação cai para 3%) lembra a contadora.  Já as empresas (Pessoas Jurídicas) também podem contribuir, destinando às crianças e adolescentes de Ijuí, 1% do imposto devido no trimestre e, também, posteriormente, solicitar o recibo do Fundocad. “Essa conduta é simples, auxilia muito nossas crianças e, contamos, com a sensibilização dos contribuintes, assim como de seus contadores, para que esse recurso possa ficar em Ijuí”, pontua Vera.

A contadora lembra, ainda, que as entidades que trabalham com crianças e adolescentes, inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), podem receber os repasses do município conforme a lei 4690/2007, através de projetos ou planos de aplicação, regrados por editais publicados pelo Município de Ijuí. “Para estar apta a receber recursos o Fundo, devem manter em dia o pleno e regular funcionamento, documento fornecido pela Comissão Fiscalizadora do Conselho”, explica.

Confira as instituições cadastradas:

Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Ijuí – Apae
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ijuí – Cededicai