Tropeirismo é o tema dos festejos da Semana Farroupilha 2018

A importância deste tema é recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque

Tropeirismo é o tema dos festejos da Semana Farroupilha 2018

Em encontro com os responsáveis culturais de cada uma das 10 entidades tradicionalistas do município de Ijuí, foi realizado na noite de ontem, no C.C.N. Piazito Carreteiro, o sorteio dos sub temas que serão trabalhados por estas entidades no desfile de 20 de Setembro. Para 2018, o tema dos festejos da Semana Farroupilha é Tropeirismo - Contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense.

A titular da Coordenadoria de Turismo de Ijuí, Kelli Simone Silva, explica sobre o tema. "O Tropeirismo foi um ciclo econômico, social e cultural. Um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho, desde os primórdios de sua ocupação europeia pelos jesuítas na região missioneira (1626) e posteriormente por paulistas, lagunistas e portugueses que se estabeleceram inicialmente nos Campos de Viamão, formando as primeiras estâncias oficiais (1732), mediante doação de sesmarias".

A importância deste tema para os Festejos Farroupilhas 2018 no Rio Grande do Sul, é recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque. O tropeiro, inicialmente alóctone (vem de outro lugar) aos poucos vai se aquerenciando por aqui, adquirindo terras e assim originando novas estâncias, contribuindo para ocupação territorial definitiva do RS. Alguns formaram famílias, casando-se com gaúchas e muitos de seus filhos seguiram as atividades de seus progenitores, garantindo assim, viva as lidas tropeiras de seus antecedentes. Por outro lado, serve de alerta para todos tradicionalistas, que a Tradição Gaúcha não se limita apenas ao Decênio Farroupilha, existem muitos outros elementos importantes que participaram da formação da identidade do povo sul-rio-grandense.

Por se tratar de tema extenso, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) propôs  às Regiões Tradicionalistas dividi-lo em Sub-temas, foco do encontro das entidades ijuienses na noite de ontem. Os temas ficaram assim distribuídos:

1º - GF Chaleira Preta: Tropeirismo Missioneiro em sua primeira fase, introdução do gado e formação das Estâncias Missioneiras, que deram origem a Vacaria do Mar ( Primeiro ciclo das missões).

2º - GF Fogo de Chão: Vacaria dos Pinhais ( 2º Ciclo das Missões)

3º - CTG Avó Maragato:  Ciclo do Muar

4º - CTG Laureano Medeiros:  Os 5 Grandes Caminhos