Último dia para votar nos projetos da Consulta Popular

Votos off-line se encerraram no final da tarde desta quarta-feira, pelas demais modalidades a votação segue até a meia-noite de hoje

• 03/08/2017 9h59 - Atualizado em 03/08/2017 10h00

Último dia para votar nos projetos da Consulta Popular

Quem ainda não participou da Consulta Popular, para inclusão de demandas no Orçamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, tem ainda hoje a oportunidade de fazê-lo. Neste ano, totalizam três dias de votação, tendo o processo se iniciado na terça-feira,1º, com algumas facilidades a partir da inclusão de ferramentas tecnológicas. Tudo com o intuito de atrair o maior número possível de participantes, já que é a Consulta Popular que diz em quais projetos e áreas o governo deverá aplicar parte dos recursos.

Em Ijuí, o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município de Ijuí (Codemi), um dos articuladores da mobilização cidadã, destaca as demandas regionais apresentadas pelo município de Ijuí.
3 - SAÚDE: Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS;
6 - DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Rede de enfrentamento à violência contra a mulher;
7 - SEGURANÇA PÚBLICA: Aparelhamento dos órgãos de Segurança Pública;
8 - DESENVOLVIMENTO RURAL: Fortalecimento da agricultura familiar;
10 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Redes de Cooperação.

Para votar, é necessário que o eleitor tenha em mãos o n.º do título de eleitor. Quem não tiver o documento não precisa ficar de fora do processo. A participação é garantida, na medida em que o cidadão pode consultar o número pela internet, site: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral/consulta-por-nome.

Já a votação por mesários off-line já se encerrou. Essa facilidade esteve disponível até ontem. A cédula de votação está disponível no link: https://vota.rs.gov.br/register

De acordo com o  Codemi, a votação deste ano poderá trazer até R$ 1,5 milhão em recursos diretos da Consulta Popular (orçamento estadual) para Ijuí e região de abrangência da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam). Vale ainda enfatizar que, segundo informações disponibilizadas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento, a região da Amuplam já recebeu mais de  R$ 12 milhões em recursos financeiros direto da Consulta Popular no período de 2006 a 2016.O Codemi informa, ainda, os principais pontos fixos para votação em Ijuí:

VOTAÇÃO ON-LINE

1. Praça da República - Módulo da Brigada Militar;

2. Corpo de Bombeiros;

3. Hospital Bom Pastor;

4. Hospital HCI;

5. Sindicato dos Trabalhadores Rurais;

6. Sindicato dos Municipários;

7. Associação Comercial e Industrial;

8. Sine;

9. Assami;

10. Coordenadoria da Mulher;

11. Escola Imeab;

12. Unijuí - Campus e Sede Acadêmica;

A Coordenação do Codemi, lembra, ainda, que quem tiver acesso à internet também pode votar da sua residência, do seu trabalho, através do seu próprio celular. Tudo muito fácil e rápido, e, acima de tudo, uma atitude  muito importante para a obtenção de recursos para o desenvolvimento do município e da região.