Unijuí e Demei desenvolvem Projeto de Educação em Eficiência Energética



Unijuí e Demei desenvolvem Projeto de Educação em Eficiência Energética

Com o objetivo de apresentar conceitos e conhecimentos que possam facilmente ser convertidos em ações de eficiência energética, a Unijuí e o Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí (Demei) estão desenvolvendo, em conjunto, o projeto "Educação em Eficiência Energética: Construindo um Futuro Sustentável – Parte II". Diversas ações estão previstas, entre elas: palestras interativas, teatros, contações de histórias, jogos eletrônicos, maquetes e ações na internet, com escolas de ensino fundamental e médio do município, abrangendo mais de 16 mil alunos, além de 300 professores, em 49 escolas das redes pública e privada. O Projeto está sendo desenvolvido pelos estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, bolsistas do Grupo de Automação Industrial e Controle (Gaic), ligado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCeeng) da Universidade.

De acordo com o engenheiro responsável pela iniciativa junto ao Demei, Sandro Bock, entre 2012 e 2014 um projeto semelhante já foi desenvolvido entre as duas Instituições, com muitos resultados positivos, o que agora será reeditado e atualizado com novas tecnologias e propostas didáticas. Uma das novidades, será o uso de jogo eletrônico, que está em desenvolvimento, sob a coordenação dos professores Maurício de Campos e Paulo Sausen. Segundo a estudante de Design da Unijuí, Cristina Trentini, uma das envolvidas na produção do jogo, a ideia é engajar o público do projeto. “Dentro de todo o planejamento, utilizamos conceitos de psicologia cognitiva, psicodinâmica das cores, para ser amigável para crianças daltônicas, por exemplo, para incluir elas no processo”, relata. Segundo ela, o jogo vai ter personagens, que podem ser personalizados pelo jogador, e um vilão, além de ser um jogo interativo, empático e inclusivo.

O uso racional de energia elétrica é a premissa principal de uma ação de eficientização energética, por isso, o projeto vai estimular a reflexão e fomentar ações de combate ao desperdício. O desenvolvimento de uma consciência ecologicamente responsável nos jovens, pode transformá-los em multiplicadores importantes nos seus lares e locais de trabalho. E, segundo o presidente do Demei, Ruben Härter, é muito importante realizar este tipo de iniciativa em parceria com a Unijuí. “Estes projetos são, essencialmente, para a melhoria da gestão do Demei. Nós priorizamos o trabalho em conjunto com a Unijuí, instituição da nossa comunidade, que forma nossos engenheiros. Por isso, queremos fortalecer e formar novos convênios com a Universidade, sempre com o intuito de dar o retorno final para a comunidade de Ijuí”, salienta.

 

Unijuí e Demei desenvolvem Projeto de Educação em Eficiência Energética

Uma das ações do Projeto é um jogo interativo, que está sendo desenvolvido no GAIC/Unijuí

Iluminação da Praça da República - Outra parceria entre a Unijuí, por meio do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCeeng), e o Demei, diz respeito ao novo modelo de iluminação da Praça da República, que será modernizado e tem previsão de inauguração no mês de dezembro de 2019, indo ao encontro da proposta de eficiência energética. Segundo Sandro Bock, engenheiro do Demei, serão trocadas as lâmpadas do local para luzes LED, que são mais eficientes. Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura de Ijuí. A Unijuí vai participar desta ação criando um formato de gestão automatizado desta iluminação. No sistema, observa, será possível, entre outras questões, a troca de cores, além de se poder fazer uma gestão mais inteligente da iluminação, por meio de software.               


Fonte Portal da Unijuí 

Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.