Vacinação contra gripe tem horário ampliado no Centro Municipal de Saúde

Durante três dias -de terça a quinta-feira - o Centro Municipal de Saúde estará aplicando doses da vacina até as 20h

Vacinação contra gripe tem horário ampliado no Centro Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde convoca a população que ainda não tomou a vacina contra a gripe para procurar a sala de vacina do Centro Municipal de Saúde (CMS), proximidades do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), nesta semana. “Estamos desenvolvendo mais uma estratégia para atrair pessoas integrantes dos grupos prioritários e que ainda não buscaram a imunização contra o vírus tipo A da gripe”,  pontua a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, enfermeira Salester Ruver. O atendimento será até as 20h.

De acordo com ela, além da preocupação normal de buscar os índices de cobertura vacinal exigidos pelo Ministério da Saúde, a ampliação do horário de atendimento até as 20h na terça, quarta e quinta-feira, leva em consideração os registros de casos confirmados de óbitos por conta de complicações advindas da gripe A e H1N1. “As pessoas precisam se conscientizar da importância da vacina para sua própria proteção”, reforça.

Salester observa que a Campanha entra na reta final e, por isso, o município está reforçando a convocação para que todos busquem a proteção da vacina. “Até sexta-feira tínhamos aplicado 23.696 doses da vacina para um universo estimado em 31.016 pessoas a serem alcançadas pela campanha”, observa. Isso, segundo a coordenadora, corresponde a uma cobertura de 76,40%.

No grupo das crianças a cobertura chega a 71,17%, ou 3.883 doses aplicadas; no de trabalhadores da saúde, foram aplicadas 2.884 doses, equivalendo a 87% de cobertura; no das gestantes o índice de cobertura vacinal está em 78,96% ou 717 doses; no de puérperas chega a 71,14% ou 106 pessoas vacinas; no grupo de idosos, a vacinação chega a 9.803 doses, com cobertura vacinal de 84,79%; no grupo comorbidades, o número de doses é de apenas 4.456, o que representa uma cobertura de 51,41%; e o grupo de professores, supera o 100% de cobertura, com 1.066 doses aplicas, alcançando o índice de 111,04%.