Estudantes da EMF Anita Garibaldi desenvolvem atividade sobre o Butiá

Governo Municipal - Terça-feira, 10 de Março de 2026


Estudantes da EMF Anita Garibaldi desenvolvem atividade sobre o Butiá

Os estudantes do 1º ano da Escola Municipal Fundamental Anita Garibaldi participaram de uma atividade de educação ambiental voltada ao estudo do butiá. A aula foi conduzida pela professora Viviane Panke.

 

Durante a proposta, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o butiazeiro e seus frutos, explorando-os de forma sensorial. Os alunos observaram as características da fruta, sentiram o aroma, experimentaram o sabor e analisaram a textura, além de aprender sobre a importância da preservação da espécie, presente nos ecossistemas do Sul do Brasil.

 

A partir da experiência, os estudantes realizaram desenhos de observação, registrando as características do fruto. Os coquinhos do butiá também foram utilizados como material concreto para atividades envolvendo números, contribuindo para a compreensão de conceitos matemáticos de forma contextualizada.

 

A atividade estimulou a curiosidade, a investigação e o aprendizado por meio da experiência. Para algumas crianças, esse foi o primeiro contato com a fruta, reconhecida como símbolo de ecossistemas característicos da região Sul do país.

 

Município


Ijuí