Merenda escolar



Programa: Merenda escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricionais e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

Na rede municipal de ensino de Ijuí são atendidos pelo programa 6.244 alunos matriculados na educação infantil, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e EJA (Educação de Jovens e adultos).

A legislação do programa determina que estados e municípios devam aplicar pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar na compra direta de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. Isso proporciona um novo mercado para milhares de pequenos agricultores e ainda leva alimentos de qualidade, frescos e nutritivos para as mesas das nossas escolas.

Atualmente, no município de Ijuí, fazem parte deste processo 18 produtores e 4 cooperativas, que distribuem mais de 40 produtos na alimentação escolar. No ano anterior o município atingiu 41,8% dos repasses em produtos locais.


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.