Programa Família Acolhedora



Programa Família Acolhedora

Este programa tem o objetivo de acolher crianças e adolescentes, que estejam em situação de vulnerabilidade social, com histórico de negligência familiar e/ou risco pessoal e social, com medida protetiva, em famílias voluntárias. Lançado no dia 12 de junho de 2018, está recebendo inscrições de famílias interessadas. Posteriormente, aquelas que forem selecionadas passarão por uma qualificação.

O que é: Família acolhedora é aquela que, voluntariamente, acolhe crianças e/ou adolescentes que não possam permanecer em sua família de origem por estarem em medida protetiva. A Família será qualificada, orientada e acompanhada pela equipe técnica do Programa, recebendo subsídios financeiro para auxiliar nas despesas com o acolhido.

O acolhimento familiar proporciona ambiente favorável para o desenvolvimento biopsicossocial da criança e/ou adolescente, além de atenção individualizada no ambiente familiar, assegurando cuidado e afeto, além de vínculos de pertencimento. O Serviço prioriza o acompanhamento à criança e/ou adolescente na família acolhedora, construindo novas vivências, de forma a buscar ambientes favoráveis para o desenvolvimento psicossocial.

Como ser um Família Acolhedora: o primeiro passo é estar cadastrado no programa. O procedimento é simples: procure o serviço à rua Benjamim Constant, 116, Centro - 1º Andar, prédio da Câmara.

Documentação exigida:

RG

CPF

Comprovante de residência

Comprovante de rendimentos

Certidão Negativa de antecedentes criminais e infracionais, incluindo demais membros da família na condição de adolescentes e adultos

Certidão de que os requerentes não estão habilitados à adoção, emitida pelo Juizado da Infância e da Juventude de Ijuí

Ter disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades dos do serviço

Comprovar residir em Ijuí há pelo menos cinco anos

Ter 21 anos de idade ou mais

Apresentar idoneidade moral, boas condições de saúde física e mental e não ter dependência de substâncias psicoativas

Mais informações pelo fone 3333-2958 ou pelo e-mail: familiaacolhedora@ijui.rs.gov.br 

Entrevista na RBS TV sobre funcionamento do Programa


https://www.youtube.com/watch?v=uYmafp1dfIw&feature=youtu.be




Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.