Saúde - Quinta-feira, 30 de Março de 2023

Mês da Saúde e Segurança no Trabalho

Campanha Abril Verde

Campanha Abril Verde – Mês da Saúde e Segurança no Trabalho

“Abril Verde” é um movimento que engloba ações de conscientização sobre a importância de investir em saúde e segurança do trabalhador. É um mês de reflexão sobre a importância do trabalho saudável, de disseminação de informações qualificadas e de promoção de ações que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Em 2003 a Organização Internacional do Trabalho instituiu o dia 28 de Abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.

O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: 07 de Abril - Dia Mundial da Saúde e o 28 de Abril - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho. O símbolo é um laço verde e a cor escolhida representa as questões de segurança e saúde do trabalho. A mobilização envolve sindicatos, fundações, ministérios, federações, serviços de saúde e a sociedade em geral.

Durante o mês de Abril de 2023 a equipe do CEREST Missões estará realizando diversas visitas aos ambientes de trabalho em caráter educativo e preventivo, bem como também realizará vigilâncias, palestras, rodas de conversas e orientações aos trabalhadores nos seus espaços de trabalho e nos serviços de saúde.

O CEREST Missões está também incentivando os municípios da sua área de abrangência, incluindo setores públicos e privados, a participar desta importante campanha de conscientização para a promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. As instituições são orientadas a colocar uma luz verde nas suas fachadas ou a decorarem seus espaços de trabalho com a cor verde, bem como realizar ações educativas e de reflexão com os seus trabalhadores. A população é convidada a refletir sobre os riscos presentes nos seus espaços de trabalho e as mudanças que podem ser realizadas, usando também o laço verde como símbolo de adesão à campanha e de uma conduta reflexiva e preventiva.