Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 13 de Julho de 2023

Ecossistema de Inovação está sendo estruturado em Ijuí

Entidades de Ijuí se unem para potencializar o desenvolvimento do Ecossistema Local de Inovação do município

Ecossistema de Inovação está sendo estruturado em Ijuí

Representantes de entidades de Ijuí se unem para potencializar o desenvolvimento do Ecossistema Local de Inovação do município, através do eixo de inovação do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, aderido pela Prefeitura Municipal.

Nos últimos dois meses Município de Ijuí vem construindo colaborativamente a Legislação Municipal de Inovação, o movimento teve início em maio com a palestra ao público em geral “Instituição de Políticas Públicas para Lei de Inovação”, conduzida pelo advogado e consultor, Alexandre Baraldi Tonin. Vários encontros serão realizados para elaboração de uma legislação adequada ao contexto de Ijuí, que abordará, dentre outros temas, a governança do ecossistema, através de um conselho de inovação, a criação de um sandbox regulatório para o desenvolvimento de startups e negócios inovadores relacionados às cidades inteligentes, formas de incentivo, etc. O trabalho se estenderá pelos próximos meses e culminará com o envio do Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores.

Em concordância ocorreu o terceiro encontro do Ecossistema de Inovação, coordenado pelo consultor Yuri Pereira, onde foi trabalhado e definido dois eixos prioritários de trabalho, sendo eles o agronegócio e a saúde.

Os eventos e palestras para incentivar a cultura de inovação no munícipio também vêm ocorrendo de forma intensiva, como foi o caso do Papo de Inovação, evento ocorrido no Open Rock Gastropub, com um bate papo sobre como desenvolver a cultura da inovação nas empresas com o Guilherme Silva de Oliveira, supervisor de engenharia de produto na Stara e com mediação do Maiquel Kelm, gerente de estratégias de mercados do Grupo Fricke.

Também se contemplou com a presença de Lisiani Uggeri Hampel, gestora de projetos do Sebrae RS, com a palestra “Varejo Pé no Chão, tendências NRF e FBV 2023”, nas dependências da ACI. E um terceiro evento com Fernanda Rauter, diretora regional da VILAGE Marcas e Patentes, com a palestra “Desmistificando a Propriedade Intelectual”, nas dependências da Criatec Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí.

Entende-se que o Ecossistema de Inovação de Ijuí está em plena produção para evolução. Interessados em colaborar com o movimento podem obter mais informações através do e-mail ijuiecossistema@gmail.com.