Educação - Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023

Professores da rede municipal de ensino de Ijuí participam de vivência em Comunidade Quilombola e Aldeia Indígena

Experiência ocorreu no último final de semana

No sábado. 23 de setembro, os professores da rede municipal de Ijuí, Ensino Fundamental II, de Arte, Ciências Humanas e Língua Portuguesa, participaram de vivências na Comunidade Quilombola Passo do Araçá e na Aldeia Indígena Guarani Tekoá Pyaú.
A atividade foi promovida visando observar e aproximar-se da história e da cultura dos povos indígenas e afrodescendentes, para qualificar o trabalho docente em sala de aula, considerando a necessidade de inclusão deste tema no cotidiano escolar.
Inicialmente estiveram na Comunidade Quilombola do Passo do Araçá acompanhados pela Coordenadora Pedagógica da Smec de Catuípe, Ivete Sfalcin, pela presidente do Conselho da Cultura Marilize Carmen Benetti e do professor Adonai da Silva Wenningkamp, o qual, apresentou a linha de tempo da história da comunidade quilombola. Os professores ouviram as histórias de vida dos remanescentes da comunidade, que tem como representante legal a Sra. Maria Teresa Oliveira dos Santos.
Na sequência, dirigiram-se à Aldeia Indígena Guarani Tekoá Pyaú, acompanhados pela antropóloga Estelamaris Dezordi e foram recebidos pelo cacique Anildo Romeu. Conheceram o espaço, o artesanato e o coral da aldeia.  A fala do cacique e os questionamentos levantados pelo grupo serviram para compreender o encontro de culturas e aspectos de sua tradição, buscando a valorização dos povos indígenas.