Rural - Segunda-feira, 11 de Março de 2024

Governo Municipal atende as demandas do interior através do Programa Cronograma Rural

Atender as famílias do interior de Ijuí e, auxiliar os produtores rurais nas suas demandas diárias, faz parte do dia-a-dia do Governo Municipal que, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SMDR), realiza ações contínuas em benefício de quem vive no campo.

O Programa Cronograma Rural é uma dessas práticas. No ano de 2024, iniciou o atendimento no Distrito de Mauá, já passou pela Floresta e, está realizando o trabalho na Colônia Santo Antônio.

Dentre os serviços prestados em prol do interior, destaca-se o cuidado com as estradas. São quilômetros de patrolamento, encascalhamento, limpeza de bueiros e sarjetas, roçadas, tudo para dar digno acesso e garantir o ir e vir de quem faz uso dos caminhos.

Além desse trabalho, a SMDR trouxe uma inovação junto ao Cronograma, a inclusão do rompedor, faz a alegria dos moradores por resolver problemas muito antigos que, necessitam desse equipamento. As cabeças de pedra estão sendo rompidas, as estradas alargadas e recebendo as melhorias tão desejadas.

Antes das equipes chegarem aos distritos, o Cronograma Rural também contempla a comunidade com uma reunião prévia de alinhamento, na qual os próprios moradores indicam os serviços principais a serem feitos.

Juntos, Governo Municipal e famílias rurais, com o suporte de uma grande equipe de trabalho, material e um amplo maquinário, vão desenhando paisagens sonhadas e escrevendo uma história de cooperação, entendimento e união.

O Cronograma Rural seguirá o atendimento na seguinte sequência: Esquina Heidmann, Itaí, Alto da União, Santana, Chorão, 6 Norte, Parador, barreiro e Sede. Após, segue a sequência novamente.

Para as ações emergenciais, a SMDR tem duas equipes de retaguarda que, atendem fora da sequencialidade do Cronograma Rural.