Educação - Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

O advento do metaverso representa uma revolução nas formas de interação, comunicação e aprendizagem.

IMEAB recebeu a sala de metaverso

Reconhecendo o potencial transformador dessa tecnologia, a realidade virtual, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, está mais uma vez inovando para proporcionar qualidade, no ensino da rede pública de Ijuí.

A Smed vem desenvolvendo, junto ao IMEAB (Instituto Municipal de Ensino de Assis Brasil), um projeto piloto, iniciado em 2023, para integrar o metaverso ao ambiente educacional, visando potencializar o processo de ensino-aprendizagem. A sala de metaverso já está pronta, a formação pedagógica dos professores na área está acontecendo, bem como, o desenvolvimento de um software personalizado para atender às demandas específicas de cada docente nas áreas do conhecimento, para depois utilizar em sala de aula com os alunos.

Uma das etapas dessa formação, aconteceu no dia 10/04/2024, quando os professores, diretores das escolas da rede pública municipal, Secretário da Smed Claudio de Souza e o Prefeito Andrei Cossetin, tiveram a oportunidade de experienciar a tela interativa. Os participantes foram transportados para um mundo virtual envolvente, onde a fusão entre realidade e tecnologia se tornou concreta, compartilhando ideias, manipulando objetos virtuais e até mesmo experimentando simulações imersivas em tempo real.

O projeto foi idealizado pela Professora Camila Martins, Assessora Pedagógica em Tecnologias Educacionais da SMEd. Segundo o Secretário Claudio de Souza, “através deste projeto, estamos criando pontes entre mundos, transcendendo limites e avançando para que a rede municipal de educação de Ijuí, seja entendida como referência.”

“A educação muda os caminhos e, fico extremamente feliz em testemunhar tantos avanços, em tão pouco tempo. Vamos trabalhar para que todas as escolas do Município disponham dessa tecnologia.”, acrescentou o Prefeito Andrei Cossetin.