Saúde - Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020

Poder Executivo adota novas medidas de enfrentamento à pandemia

Devido o crescente número de casos positivos e casos suspeitos de pacientes acometidos da Covid-19, o prefeito Valdir Heck convocou na tarde desta quinta-feira,29, autoridades de diversos segmentos do município para reunião no salão Farroupilha da prefeitura a fim de analisar a situação da pandemia no município e pensar novas ações de combate ao vírus.

Na oportunidade, dando início as falas, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Andreia Amorim, classificou a situação epidemiológica em Ijuí como muito preocupante. “ Em três dias tivemos um aumento significativo de casos suspeitos, 381 casos, nesta tarde. Nunca chegamos a esse número, precisamos agir”, destacou.

Durante as manifestações, o diretor técnico do Hospital Unimed, Jorge Montardo, relatou que: “estamos chegando ao limite técnico, volume alto de atendimentos diários de pessoas com sintomas, até então não havíamos  nos deperado com tantos atendimentos”. Já o  secretário municipal da Saúde, Marco Atkinson, esclareceu ao grupo sobre a solicitação de mais leitos para o novo coronavírus, já que a transferência de pacientes  é uma realidade em Ijuí. “ Iniciamos nesse momento uma maior demanda de internações, se seguirmos com esses números de casos podemos entrar em um colapso”, salientou o secretário da pasta.

O prefeito Valdir Heck aproveitou  o momento para relatar que “ o Executivo está empenhado em frear esses números, mas ainda falta conscientização por parte de algumas pessoas, por isso solicitei esse encontro, de forma coletiva, para pensarmos em medidas resolutivas, é necessário agir para salvarmos vidas”, destacou o chefe do executivo.

Na ocasião, o prefeito, apresentou as medidas elaboradas pelo Comitê de Enfrentamento à pandemia,  com vigência a partir deste sábado, 30, até o dia 08 de novembro, sendo elas:

- Atividades ao ar livre mantidas, com uso de máscara;

- Comércio em geral: regime de plantão, atendimento individual, porta encostada;

- Transporte coletivo: redução em 50% das linhas e capacidade de passageiros também reduzida  para 50%;

- Academias, futebol, clubes sociais- suspensos;

- Postos de combustíveis – até às 19h e com as conveniências fechadas;

- Restaurantes e similares somente tele- entrega;

- Farmácias- atendimento individual;

- Supermercados: filas com distanciamento, somente um membro da família e 50% da capacidade;

- Igrejas somente transmissão de cultos/missas de forma virtual;

-  Aulas presenciais suspensas;

- Praças e demais espaços públicos, interditados;

- Administração pública: atendimento ao público reduzido em 50%;

- Propaganda política- somente em redes sociais.

As medidas apresentadas pelo gestor municipal, foram aprovadas de maneira unanime pelo grupo, assim estarão editadas em decreto municipal que será divulgado nesta sexta-feira, 30, com as normas vigentes para o sábado,31. O secretário municipal de Governo, Telmo Alves, salientou que esses dias com novas restrições serão essenciais para conter o contágio e que só será  possível analisar  o seu impacto em 15 dias, aproximadamente.

Estiveram presentes:a  presidente do Conselho Municipal da Saúde, Luciane Antes, coordedenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária, Maria Alice Nogara dos Santos, vice- presidente do Sindilojas, Juarez da Costa, tenente da Brigada Militar, Gilmar Bichoff, presidente da ACI, Nilo Leal, diretor técnico da Unimed Noroeste/RS, Jorge Montardo, e demais lideranças municipais.