Governo Municipal - Quarta-feira, 26 de Abril de 2023

Ijuí é o 11º município no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças

Resultado ressalta o trabalho desenvolvido pelo secretário Luiz Schirmann no Desenvolvimento Econômico do município

Ijuí é o 11º município no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças

O município de Ijuí figura entre as primeiras cidades do país com mais atividades enquadradas na lei de Liberdade Econômica, estando na 11ª colocação nacional.
Isso significa promover um ambiente mais dinâmico para a abertura de empresas e para atividades econômicas. Este resultado é fruto do Programa Cidade Empreendedora desenvolvido no município de Ijuí em parceria com o Sebrae, um dos eixos de trabalho é o de desburocratização, mediado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, liderada pelo secretário Luiz Schirmann, com participação das Secretarias de Meio Ambiente, Fazenda, Planejamento e Saúde (Vigilância Sanitária). Quando é necessário obter Alvará de Funcionamento, o processo é totalmente digital.
Hoje as empresas de baixo risco ficam dispensadas de ter a licença para poder iniciar suas atividades, posteriormente o município fará suas fiscalizações. Entre mais de 1,3 mil atividades que podem ser enquadradas no CNPJ, 744 são de baixo risco, um ambiente de alto grau de dinamismo para início das atividades que não causam impacto alto sob aspecto sanitário e ambiental.
É a cidade se organizando para proporcionar um ambiente mais dinâmico para o empreendedorismo.
Os dados do Relatório Nacional podem ser obtidos em https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/drei/tabelas-de-dispensa-de-alvara/ranking-nacional-dispensa-alvaras-licencas-1o-trimestre-2023.pdf