Governo Municipal - Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023

Impulsa Ijuí foi lançado oficialmente

Ecossistema de inovação agora é compartilhado com toda comunidade

Na noite da terça-feira 21 de novembro, o município de Ijuí viu o nascimento de um novo capítulo em sua trajetória de desenvolvimento econômico e tecnológico com o lançamento do ecossistema de inovação Impulsa Ijuí. "A iniciativa, fruto da colaboração da quádrupla hélice que compreende a sociedade civil, governo, universidade e empresários, já vinha se desenvolvendo durante o ano de 2023 e chega ao momento de ser compartilhada para toda comunidade, convidando a participar todos que tenham o mesmo objetivo de impulsionar a inovação e o empreendedorismo na cidade", aponta Cristiano Palharini, servidor da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O evento de lançamento contou com a apresentação da marca do ecossistema, denominado Impulsa Ijuí. A identidade visual tem como objetivo representar a união de esforços da comunidade de Ijuí em prol do desenvolvimento e da inovação na região e no estado do RS. Destaque para a Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da UNIJUÍ, que apresentou o pitch do ecossistema de inovação do município, premiado com o 1º lugar no Prêmio Nacional no ELI Summit (Ecossistemas Locais de Inovação). O ELI Summit é reconhecido como o principal evento do país voltado para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação, realizado pelo Sebrae Nacional e o Sebrae/PE, no Recife.

Durante as apresentações, o público teve acesso à Lei de Incentivo à Inovação do município de Ijuí, sinalizando o comprometimento dos poderes executivos e legislativos em fomentar práticas inovadoras, criando mecanismos como incentivos fiscais, fundo de inovação, sandbox regulatório, dentre outros . O prefeito Andrei Cossetin destacou que iniciativas como o Impulsa Ijuí são fundamentais para projetar o nome do município para além das fronteiras, colocando-o no cenário nacional da inovação.

O encerramento do evento foi marcado pela divulgação do plano de ação do ecossistema, focado em produzir soluções para duas áreas importantes da região: saúde e agronegócio. A escolha desses setores estratégicos demonstra a sintonia do Impulsa Ijuí com as demandas e potencialidades locais.

Segundo o gestor de inovação do Sebrae, Cássio Eduardo Fridriczewski, a união entre as entidades é um dos pontos fortes do projeto do ecossistema. A convergência de várias visões em torno de uma ideia comum — desenvolver a inovação — fortalece e dá respaldo ao projeto, criando um ambiente propício para o crescimento econômico sustentável.

O Impulsa Ijuí surge como um marco significativo na busca pela diversificação econômica e no estímulo à criatividade e ao empreendedorismo local. Com ações concretas alinhadas a um plano estratégico, o município busca se posicionar como referência em inovação, contribuindo não apenas para o desenvolvimento local, mas também para a construção de um ambiente inovador no âmbito regional.

Assista ao vídeo:

/public/admin/globalarq/uploads/files/Impulsa.mp4