Governo Municipal - Sexta-feira, 05 de Abril de 2024

Você conhece a Justiça Restaurativa?

Ela é um sistema organizado com princípios, métodos e técnicas para lidar com conflitos e violências, entendendo suas causas sociais e institucionais, visando a melhoria da convivência em sociedade.

Você conhece a Justiça Restaurativa?

Em Ijuí, esse trabalho começou em 2017, quando foi formado e capacitado um Grupo de Estudos em Justiça Restaurativa com 50 facilitadores, pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Ijuí (CEJUSC). Na coordenação a Juíza Dra. Maria Luiza Pollo Gaspary e, o apoio das Promotoras de Justiça Dra. Marlise Cordenonsi Bortoluzzi e Fernanda Broll Carvalho. Os facilitadores são oriundos de diversas entidades governamentais, não governamentais e voluntários, que promoveram a implementação da Justiça Restaurativa na cidade.
Lidar com conflitos ou situações de convivência inclui a participação de todas as partes envolvidas, como as vítimas, os responsáveis e as comunidades, com foco nas necessidades legítimas de cada um. Buscando restaurar os danos, compartilhar responsabilidades e superar as causas e consequências dos mesmos. Seguindo princípios como universalidade, confidencialidade, consentimento mútuo, responsabilidade compartilhada, empoderamento e imparcialidade.
Nessa quinta-feira, a nova Comissão Executiva do Conselho Municipal do Programa de Justiça Restaurativa foi empossada, afim de planejar, apoiar, assessorar e supervisionar as atividades desenvolvidas pelos Conselheiros, impulsionando ainda mais, esse trabalho tão importante no cotidiano das relações.
Coordenadora Geral: Cristiane Barasuol, Assistente Social da SMEd
Coordenadora Operacional Mônica Barboza: Coord. da Coordenadoria da Mulher
Coordenadora Pedagógica: Ester Eliana Hauser, Prof. de direito da UNIJUÍ
Secretária: Simone Tavares da Silva, Adv. representante da OAB
SMEd: Titular: Cristiane Barasuol, Assistente Social; Suplente: Cassia Coser, Prof.
SMDS: Titular: Flavia Flach, Psicóloga; Suplente: Seomara Menegazzi, Psicóloga,
SMS: Titular: Ângela Maria Signor, Enfermeira; Supl.: Helena Dal Forno, Assistente Social
Coordenadoria da Mulher: Titular: Mônica Barboza, Prof.; Suplente: Daiane Henke, Assistente Social
Escolas Públicas e Privadas de Ensino Fundamental e Médio sediadas no Município de Ijuí: Titular:  Ângela de Fátima de Jesus, Prof.; Suplente: Deizy Soares, Prof.
Instituição de Ensino Superior sediada no Município: Titular: Ester Eliana Hauser, Prof.; Suplente: Joice Graciele Nielsson, Prof.
23ª Subseção da OAB/RS: Titular: Simone Tavares da Silva, Adv.; Suplente: Martina Spanamberg, Adv.
Fórum Permanente da Mulher:Titular: Noemi Huth, Prof.; Suplente: Carine Göergen, Adv.