Saúde - Quarta-feira, 08 de Maio de 2024

Falta de insumos para Saúde devido às enchentes prejudicam setores de fornecimento de fraldas, medicamentos e triagem neonatal

SMS trabalha para reestabelecer o fluxo regular de insumos e serviços

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que devido as recentes enchentes que atingiram o Estado resultaram em dificuldades na disponibilidade de insumos essenciais para a saúde, afetando diversos setores de serviço. Diante desse cenário desafiador, a SMS está adotando medidas para minimizar os impactos sobre a população.

Devido às complicações na logística de entrega, o setor de fraldas estará distribuindo um quantitativo de fraldas suficiente para duas semanas para cada paciente que necessite deste serviço, garantindo assim o atendimento às necessidades básicas nesse período, até que o fluxo de fornecimento se restabeleça.

Além disso, é importante ressaltar que o setor de Triagem Neonatal, responsável pelo Teste do Pezinho realizado em todos os recém-nascidos, entre o 3º e 5º dia de vida, não poderá coletar temporariamente essas amostras. Esta decisão foi tomada em conformidade com as orientações da Coordenação do Setor de Triagem Neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), de Porto Alegre.

Outro ponto impactado pela situação é o setor de dispensação de medicamentos especializados do estado, que enfrenta dificuldades no fornecimento devido ao desligamento preventivo do sistema de informações dos processos de fornecimento de medicamentos, somado à escassez de alguns medicamentos. Orientamos aos pacientes que necessitam dos medicamentos fornecidos pelo Estado, apresentem o comprovante de retirada do mês anterior.
A Secretaria de Saúde está em constante monitoramento da situação e trabalhando para restabelecer o fluxo regular de insumos e serviços, visando garantir o atendimento e a saúde da população afetada por essa adversidade.

Para informações mais detalhadas entre em contato com a SMS pelos números:
3331-8800 ou 5599118-6510