Governo Municipal - Segunda-feira, 22 de Março de 2021

Realizado curso para elaboração do PPA 2022/2025

Nos dias 17 e 18 de março foi realizado o Curso de capacitação para a elaboração do PPA 2022/2025 ministrado pela DPM Educação.

Realizado curso para elaboração do PPA 2022/2025

O curso relatou as orientações legais, constitucionais, alterações, modelos e sugestões para elaboração do Plano Plurianual das ações governamentais. O Plano Plurianual - PPA é um plano estratégico de médio prazo, para 4 anos, que passa a vigorar a partir do segundo exercício financeiro do mandato do governante (2022), até o primeiro exercício do governo subsequente (2025). Define as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e bem como para as relativas aos programas de duração continuada. Serve de embasamento para a elaboração da Leis Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Execução das ações na Lei orçamentária anual - LOA. Portanto o PPA tem como elementos essenciais:  Base Estratégica que compreende a avaliação da situação atual e perspectivas para a ação municipal, com o objetivo de subsidiar a definição da orientação estratégica do governo; Programas: são os instrumentos de organização da ação governamental para enfrentar um problema. Os programas têm objetivos voltados para atender às demandas de um público-alvo.

A servidora Vera Lúcia Rodrigues relatou: "Participar da capacitação foi gratificante, pois contribuiu, ainda mais para reforçar o conhecimento na área orçamentária, norteando as informações para construção do Plano Plurianual para os exercícios de 2022-2025, com isso temos a intenção de formar uma equipe na secretaria de planejamento, comissão coordenadora das diversas etapas de elaboração do plano, envolvendo todos os Órgãos da Administração Municipal, pois o PPA possui Ciclos de Gestão, sendo eles: Elaboração, Implantação, Monitoramento, Avaliação e Revisão."