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Educação - Sexta-feira, 29 de Outubro de 2021

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Impactos da Pandemia

Rede Municipal terá avaliação diagnóstica para verificar impactos da pandemia na aprendizagem


Impactos da Pandemia

Rede Municipal terá avaliação diagnóstica para verificar impactos da pandemia na aprendizagem
Na tarde de sexta-feira, dia 29/10, o secretário de Educação Cláudio de Souza e o coordenador pedagógico José Augusto Fiorin, da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed) participaram de reunião na Reitoria da Unijuí para discutir os encaminhamentos da rede municipal na Avaliação Diagnóstica da Rede Básica de Ensino organizado pela universidade.
A avaliação diagnóstica é uma ferramenta que ajuda a determinar lacunas no aprendizado e a criar condições propícias à aquisição de conhecimento. Conforme a Resolução 06/2021 do Conselho Nacional de Educação compete às redes de ensino oferecer avaliações neste molde, para diagnosticar os níveis de aprendizagens provindos do período pandêmico.
O secretário de Educação Cláudio de Souza destaca que aplicar a avaliação diagnóstica, é uma estratégia essencial para que possamos repensar as práticas pedagógicas amenizando as deficiências de aprendizagem.
“Com os resultados da avaliação, as escolas terão condições de identificar e analisar as habilidades não desenvolvidas pelos alunos de cada ano, situação que interfere diretamente na continuidade de etapas posteriores, e desenvolver estratégias para melhorar a aprendizagem. Esses resultados nos auxiliarão a promover a adequação dos objetos de conhecimento e construir uma base eficaz para esses alunos”, complementou Souza.
A reitora da Unijuí Cátia Maria Nehring ressaltou que informações obtidas a partir da avaliação diagnóstica vão indicar os avanços e as dificuldades da turma e de cada estudante durante esse período de pandemia. “A universidade está elaborando todo o processo, desde a elaboração, aplicação de provas e planilhamento dos resultados. Isso vem ao encontro da demanda apresentada pela rede municipal, onde a Unijuí se faz presente nesse processo”, complementou a reitora.

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