Saúde - Terça-feira, 25 de Agosto de 2020

SMS desenvolve ações no combate ao tabagismo

No dia 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e em prol desse assunto a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve diversas ações no combate ao tabagismo, uma delas é o acompanhamento individual dos pacientes que desejam parar de fumar.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Tabagismo, Oliverson Scherer, existem pacientes na ESF Alvorada, ESF Centro Social Urbano, ESF Mundstock, ESF Thomé de Souza, ESF Getúlio Vargas, Unidade Central, além da Unidade Prisional, Caps AD e Caps Colmeia.

Atualmente, 29 pessoas estão sendo acompanhadas, sendo destes 26 estão na faixa de 18 a 59 anos e apenas três com idade superior a 60 anos de idade. A maioria é do sexo feminino.

Com o aumento de novos casos do coronavírus, um alerta é acionado principalmente aos fumantes, pois são mais vulneráveis à infecção do vírus devido à constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios. O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça – como narguilé e dispositivos eletrônicos para fumar – também pode facilitar a transmissão da Covid-19 entre usuários e para a comunidade.

Além disso, o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência de infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Por isso, é possível dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19 e que é um agravante da doença: devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.

Confira abaixo os benefícios ao parar de fumar:

• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.