Educação - Quinta-feira, 13 de Julho de 2023

Tecnologia

Educação Municipal terá sala de Metaverso

Tecnologia

Uma nova era de aprendizado imersivo teve início na Escola IMEAB, no município de Ijuí/RS. A iniciativa partiu do Projeto Brasil na Escola - Eixo Mais Inovação que abriu um edital no valor de R$500.000 destinados a 2 municípios por Unidade Federativa (estado).Para isso, os municípios deveriam redigir um projeto de cunho inovador tecnológico e submeter à Comissão avaliativa do edital. E o município de Ijuí/RS representado pelo Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, foi a única escola contemplada no processo seletivo do edital. Diante disso, definiu-se que com este recurso seria construído uma sala de Metaverso na referida instituição de ensino. A sala, que está em fase de construção, está com inauguração prevista até o final do mês de agosto. Contudo, foram previstas formações pedagógicas, a fim de preparar os educadores para utilizarem esta sala metodologicamente em suas práticas pedagógicas. Essas formações pedagógicas acontecerão  graças a uma parceria inovadora com o projeto AVENIR da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/FW).O projeto AVENIR, desenvolvido pela UFSM campus de Frederico Westphalen, tem como objetivo principal a aplicação da tecnologia do Metaverso na educação. A parceria com a Escola IMEAB é um passo importante para apoiar essa iniciativa e promover a inovação educacional na região .O Primeiro encontro formativo com os professores aconteceu no dia 11 de julho de 2023 nas dependências da escola, onde os professores tiveram a oportunidades de vivenciar e obter maiores informações sobre o Metaverso.
O Metaverso, um ambiente virtual tridimensional que combina realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), permite aos alunos explorar e interagir com conteúdos educacionais de maneiras nunca antes vistas. Com a sala do Metaverso no IMEAB, os alunos podem agora participar de aulas, palestras e projetos de forma totalmente imersiva, ampliando as possibilidades de aprendizado e colaboração. O Metaverso oferece aos alunos a oportunidade de experimentar simulações e atividades práticas em um ambiente virtual seguro. Por exemplo, estudantes de biologia podem explorar o interior do corpo humano, enquanto estudantes de história podem caminhar pelas ruas de civilizações antigas. Essa abordagem imersiva estimula a curiosidade e o engajamento dos alunos, tornando o aprendizado mais envolvente e passageiro.
A sala de Metaverso na IMEAB estará equipada com tecnologia de ponta, como óculos de realidade virtual e monitores de alta definição, proporcionando uma experiência visual e sonora realista. Além disso, os professores receberão treinamento especializado para utilizar os recursos do Metaverso de forma eficaz em suas aulas, garantindo um ambiente de aprendizado completo e integrado.
A Secretaria Municipal de Educação de Ijuí/RS, na pessoa do secretário Claudio da Cruz de Souza, coordenador Pedagógico José Augusto Fiorin  e a assessora Pedagógica em tecnologias Educacionais Camila Martins, juntamente com a diretora do IMEAB, Fabiana Boff Grenzel  e o professor responsável pelo projeto AVENIR, Dr. Ricardo Tombesi Macedo planejam expandir a sala de Metaverso para atender a um número maior de estudantes. A expectativa é que mais escolas do município e região adotem essa tecnologia inovadora, envolvendo a educação em uma experiência ainda mais cativante e enriquecedora. A inauguração da sala de Metaverso na IMEAB foi recebida com entusiasmo por estudantes, professores e pais. Acredita-se que essa nova abordagem pedagógica irá revolucionar a forma como o conhecimento é transmitido, estimulando a criatividade e preparando os alunos para os desafios do século XXI.
Com a inauguração da sala de Metaverso na Escola IMEAB, torna-se  um polo de referência em educação inovadora e tecnologia educacional avançada. Estamos presenciando o início de uma revolução educacional que promete preparar os alunos para um futuro cada vez mais digital e motivador.